sexta-feira, 26 de julho de 2019

TOUR POR ROMA – DIA 3 – AUDÊNCIA PAPAL.


Quem vai pra Roma quer ver o Papa, né? Nem sempre, claro, mas eu queria muito e desde que comprei minha passagem já fui pesquisando como ir à audiência Papal, que acontece (quase) toda quarta-feira, às 10.00h.


Como eu não tinha feito o pedido com antecedência, que é o que se recomenda nesse pedido, direto no Vaticano (não sei aqui explicar como se faz isso agora), só me restava preencher o formulário no site da “Saint Patrick American Comunity in Rome” e esperar pra ver no que dava. Como vi recomendado num blog que li antes, deixei uma colaboraçãozinha em dinheiro no site (5 euros), deixando meu email. Se isso ajudou ou não, não sei dizer, mas umas duas semanas depois recebi o email com as instruções para buscar meu convite para a audiência. Fiquei feliz da vida!

Pra te ajudar a também fazer isso, o formulário está no link:

Tinha pego os convites no dia anterior, e na quarta-feira acordei umas 7:00h, tomei só um café de máquina no quarto do hotel, que tinha dessas maquininhas estilo Dolce Gusto e umas cápsulas de cortesia e fui pegar de novo o metrô Otaviano.

Nem bebi água porque estava sozinha e não podia sonhar em querer ir ao banheiro e perder meu lugar na hora da audiência. Essa é uma desvantagem de viajar sozinha. Já vou explicando que lá tem banheiro, vá tranquilo. Eu que tive que ficar até umas 11.30h só com esse café na barriga.

Pelas 8:00h cheguei na frente do portão da Basílica de São Pedro e entrei numa fila para quem tinha convite. Era pra ter uma fila para quem tem convite e uma para quem ainda iria pegar o convite para entra, e talvez outra para os que não tivessem convite e esperavam para ver se sobrava lugar. Na prática, estavam todos na mesma fila, ninguém sabia informar direito onde deveríamos ficar. Logo antes de entrar, mudaram o local de ingresso na praça da Basílica, foi um tumulto, e todo mundo que estava por lá entrou, tendo convite ou não (nem olharam).

Há uma revista de bolsa antes de passar pelo detector de metal. Não é possível entrar com garrafas de vidro ou metal, que poderiam ser lançadas e machucar alguém. Eu estava com um power bank um pouco grande e tive que deixar numa caixa com o guarda e buscar depois, como muitas pessoas fizeram com suas garrafas e objetos proibidos.

Depois passamos pela fila de detector de metais e fomos nos sentar. Nesse dia, que foi no fim de novembro, estava bem tranquilo, sobrou lugar, todo mundo conseguiu se sentar.


Antes da audiência propriamente dita, o Papa passeia de papamóvel entre as fileiras, e talvez você queira ficar na ponta para vê-lo mais de perto. Tem um telão mostrando tudo também. A hora que disseram que ele ia entrar é muito emocionante.

Depois do passeio pelas fileiras, o Papa já se encaminha para seu lugar e se faz a apresentação de vários outros religiosos (não sei se são padres, bispos...) que lerão as mensagens em diversas línguas, dentre as quais está o português. A audiência é linda, a leitura. No final, rezamos o Pai Nosso em latim (que estará impresso no verso de seu convite), o Papa se despede e todos saímos.


Tive a grande surpresa nesse dia de encontrar o Pe. Marcelo Rossi como convidado e tirei uma foto com ele (morrendo de vergonha). Ele fez o maior sucesso por lá, atendeu muita gente na maior simpatia, estava deixando a segurança dele doida porque ficava andando por todos. Eu tenho uma história pessoal com o Pe. Marcelo, gosto muito dele e sempre o escuto e muitas vezes consegui graças maravilhosas rezando com ele pela televisão mesmo, inclusive falo que devo a ele ter passado no concurso público que passei (quando ele falou na tv que iria abençoar a carteira de trabalho, estendi a minha e meses depois passei no concurso).

Depois disso fui tomar um cafezinho com brioche con la marmellata num barzinho de Prati, super baratinho (devo ter gasto 2 euros) e parti para os outros passeios que faria no dia.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário