terça-feira, 30 de julho de 2019

TOUR POR ASSIS - DIA 4.


Último dia da viagem antes de ir embora fui fazer aquele bate-e-volta clássico, que a gente adora.


Sempre quis conhecer Assis, porque todo mundo fala que a cidade é maravilhosa, muitos a tem como a preferida de toda a Itália, e olha que isso é muita coisa, já que lá as cidades são uma mais maravilhosa que a outra.

Comprei minha passagem de trem logo que decidi viajar, o preço estava bem ok ainda, acho que paguei 10,75 euros cada trecho. É bem aconselhável comprar antes essa viagem se estiver em Roma, porque o trem não é o Regional normal, então vai subindo de preço quanto mais se aproxima da data.

É uma viagem de três horas, bem demoradinha, e o trem para em muitos lugares. Vou logo cedo porque dá até pra tirar um cochilo na ida (e na volta também) pra descansar. Parti de Termini às 7:58h, sendo que saí umas 7.00h do hotel e tomei um café da manhã na estação. Cheguei em Assis 10.17h.

Lá você pega um ônibus até a parte histórica da cidade, já compre ida e volta na lanchonete da estação de Assis. O ônibus para bem na entrada dessa estação, não tem erro.



Mas antes de “subir o morro”, para visitar as igrejas e demais atrações, não deixe de ir até a Basilica di Santa Maria degli Angeli, que fica bem pertinho da estação (tem placas), porque lá está a “jóia” de Assis. Lá fica a Porziuncola, que é uma igrejinha que São Francisco reformou e fundou a ordem franciscana. Esse lugar é daqueles que tem uma aura especial, você vai sentir quando entrar lá. Além de ser muito bonito. Não deixe de fazer suas preces por lá, agradecer e pedir proteção, é realmente muito emocionante.



Eu aconselho ir à Igreja di Santa Maria Degli Angeli em primeiro lugar, porque é um lugar que ninguém pode deixar de conhecer. Talvez, se tiver hora marcada para a volta, fique difícil de visitar, ou muito corrido. Assim se pode ficar lá com calma, porque o lugar é incrível.

Saindo de Santa Maria, fui pegar o ônibus, e aqui indico com todas as forças que você faça o roteiro que está no site/blog italiana.blog.br – no posto 8 dicas de Assis. Lá tem um roteiro completinho pra seguir e ir a todos os pontos turísticos principais da cidade, que talvez até passariam despercebidos, como a casinha que São Francisco morou.


Mas a dica principal é a seguinte, vou adiantar: salte do ônibus na última parada!!! Chama-se Piazza Mateotti. Muita gente já sai na Basílica de São Francisco, e depois sobe “o morro” pra ver outras atrações. Não faça isso, vai cansar muito. É bem melhor ir descendo todo o percurso, não cansa tanto, e lá tem ainda muito chão pra andar, então vamos evitar a fadiga quando for possível.

A cidade é cheia de placas indicativas dos pontos turísticos, você pode instintivamente ir seguindo o que é de seu interesse. Em algum ponto vai acabar chegando até as Basílicas de São Francisco e de Santa Clara. A Basílica de Santa Clara fecha para almoço, eu não sabia e tive depois que voltar para conhece-la quando estava aberta.





Sobre a Basílica de São Francisco, que lugar maravilhoso. Pra mim, me encantou muitíssimo mais que a Capela Sistina, pode confessar isso? Antes de chegar lá você passa por uma rua cheia de lojas de lembrancinhas, segura a carteira, que tem muita coisa fofa. Eu fui perto do Natal, imagina os enfeites de cerâmica, com Papais Noéis meio nórdicos. Sorte que era tudo caro, porque senão tinha me lascado. Só trouxe a clássica plaquinha “Pax et bonum” pra colocar em casa mesmo.




Pra almoçar, tem alguns restaurantes fofos na Piazza Del Comune. Peguei uma tábua de frios e queijos e um vinho branco e fiquei vendo o tempo passar.

Ia pegar o trem de volta às 16.24, então umas 15.30h já fui descendo para procurar um ponto de ônibus pra voltar para a estação. Olha, o ônibus atrasou uns 15 minutos do horário previsto, então se não tivesse já tomado o rumo da volta essa hora, teria que pegar um táxi pra não perder o trem de volta (táxi que ficaria acho que o preço da viagem que paguei até Roma). Eu não queria chegar muito tarde no hotel, porque ainda ia ter que fazer minha mala pra voltar no outro dia.

No fim, o dia ficou bem corrido, apesar de ter aproveitado muito a ida a Assis, fiz o trajeto todo com calma, a cidade estava muito tranquila, muitas vezes parecia que estava sozinha nas igrejas. A data que fui ajudou muito – fim de novembro.

O que achei de Assis? Amei. Entendi completamente porque tanta gente é fascinada por esse lugar. É muito diferente estar lá, um lugar de paz, realmente abençoado. Queria ir outra vez para ficar uma noite pelo menos, deve ser muito gostoso. Recomendo sem dúvida nenhuma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário