quinta-feira, 25 de julho de 2019

TOUR POR ROMA - DIA 2 – MUSEU DO VATICANO E BASÍLICA DE SÃO PEDRO.


No segundo dia já tinha programado de ir visitar os museus do Vaticano, onde se encontra, inclusive, a Capela Sistina. Se desse tempo, a ideia era ver também a Basílica de São Pedro. Se não desse, veria no outro dia.


Comprei ingresso antecipado, ainda no Brasil, pelo site do museu. Altamente recomendável, porque a fila para entrar era muito grande e estava começando uma chuvinha. Comprei para as 9:30h e com audioguia (primeiro horário é às 9:00), já que estava sozinha, achei que ia ser mais interessante, já que tinha todo o tempo do mundo que eu quisesse para ver os museus.






(adoro fotografar os tetos, são lindos!)

A gente chega lá pelo metrô Otaviano (ou Cipro). Eu nem consegui tomar café da manhã esse dia, deixei pra tomar lá perto. Não peguei um horário tão cedo, mas cheguei bem em cima da hora, até pegar o jeito de como as coisas funcionam na cidade (eu já tinha comprado bilhetes de metrô no dia anterior pra garantir). Nem consegui tomar café na rua, tive que deixar pra achar algo lá dentro mesmo.




Eu adorei o bairro onde fica o Vaticano, chama Prati. Achei fofo, cheio de cafés, lojinhas, restaurantes, tudo apertadinho, como eu espero que seja uma cidade na Europa. Eu estava hospedada perto da Estação Termini, especificamente do lado da estação Republica, que estava interditado durante toda minha estada . Mas beleza, a Termini era a 5 minutos de caminhada. Então, nas redondezas da Termini não achei muito legal, apesar de ter sido muito prático. Não tinha lugares charmosinhos para comer, tudo caro e bem mais ou menos. Sorte que o mais ou menos na Itália, pelo menos pra comida, é quase uma nota 9 no Brasil hehe.

Peguei o audioguia e fui seguindo o roteiro do mapinha que deram, um caminho que começa no museu Egípcio e termina na Capela Sistina. A frente ainda tem mais coisa. É muito legal visitar as atrações com o audioguia, esse ainda é em português – de Portugal. Mas sempre fica mais exaustivo, vai chegando no meio da visita de um museu tão imenso assim, a gente já vai ficando cansado de tanta informação. Fui pulando desde o começo alguns pontos do audioguia, porque explicava quase cada pote egípcio que estava em exposição. Eu gosto sempre de ouvir a informação geral da sala e depois vou escolhendo objetos que me interessaram mais.

Bom, o museu é muito lindo, adorei, tem objetos antigos, sarcófagos, pinturas, esculturas, mapas, afrescos, de tudo.

Adorei o Museu Etrusco, as esculturas das deusas Romanas, os mapas (fico impressionada como conseguiam representar um mapa quase perfeitamente sem um satélite ou coisa parecida), tapeçarias, umas pinturas de flores, a parte do Rafael e escutar o guia sempre deixa tudo mais legal.

A Capela Sistina, por outro lado, não me encantou demais. Achei muito colorida (provavelmente devido à restauração mais recente, que é muito controversa, por sinal) e menor do que eu imaginada, não deu aquele estalo no coração. Mas tudo bem, é uma joia da arte mundial, sem dúvida.


No final tem uma escadaria linda em espiral que é foto obrigatória.

Quando entrei, vi um pouco do museu e quando saí para uma parte externa tomei meu café da manhã – capuccino e um croissant com marmellata. Estava bom, mesmo gosto que teria num café normal e o preço foi razoável, acho que o capuccino custou 2,50 e o croissant 2,00 €.

Terminei minha visita uma 14.30h e almocei por lá mesmo, nem restaurante com menu fixo que tinha um preço muito bom por refeição, pão, bebida e sobremesa - 9€. Não preciso dizer que era bem ruinzinha a comida – pedi macarrão a carbonada, água, pão e kiwi. Mas por esse preço na Itália tá ótimo. Fora que estava chovendo bastante nessa hora e não queria ficar andando na rua atrás de restaurante.




Eu ainda queria ir à Basílica de São Pedro e ia dar tempo, então almocei, saí do museu e fui fazendo o caminho de volta para o metrô, no meio do caminho está a Basílica. Pra entrar lá tem que passar por raio x da bolsa e revista, então é um pouco demorado.

Como eu teria que buscar meu convite para a audiência com o Papa na Igreja de São Patrício até 18:00h, e era pertinho do hotel, por coincidência, então já fui voltando do passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário