segunda-feira, 20 de junho de 2016

DICAS DA ITÁLIA!


Eu gosto sempre de planejar por conta própria minhas viagens, já é parte da viagem ficar olhando guias, pesquisando na net, olhando voos, hotel, passeios, ingressos. Adoro posts de gente que provavelmente não é patrocinada para escrevê-lo, de gente normal, parece que tudo é mais real. Hoje em dia, podemos ver muitos vídeos no Youtube sobre as cidades que queremos visitar também, de gente como a gente, o que acho bem legal.

Já fui duas vezes à Itália, e sempre foi por conta própria. Não sou uma expert no país, mas dá pra aprender umas coisinhas.

DIAC 1: VÔO DIRETO, SE POSSÍVEL.

Esse ano peguei o vôo direto da LAN, de Guarulhos para Milão. Simplesmente adorei! Você sai de São Paulo 22:55h, começa a assistir um filminho ou ler um pouco, janta, termina o filme e começa outro. Dorme, acordoa, toma café e já chegou. O voo chega 13:55 em Milão, mas é como se fosse 8h no Brasil. É como se você entrasse no avião, dormisse, e já acordasse na Itália, muito bom. Não era meu destino final (iria me hospedar em Florença), mas gostei muito. Muita gente pega esse voo de Milão para ir à Suíça também, que é muito perto de Milão. Depois pegamos um metrô que vai para a Estação Central de Milão (facílimo e confortável para viajar com mala, pois é bem espaçoso), onde pegaríamos o trem para Florença.


DICA 2: COMPRA PASSAGENS DE TREM RÁPIDO COM 4 MESES DE ANTECEDÊNCIA.

Todo mundo anda de trem na Itália de uma cidade para outra, é muito mais prático, cômodo e barato. No site da Trenitalia (www.trenitalia.com) você pode pesquisar todos os horários de trens rápidos e regionais.

Os trens regionais não têm alteração de preço se você comprar com antecipação ou na hora, mas os trens rápidos têm, e muita! Sim, mesmo pagando milhões de impostos da compra internacional (exagero, são 2 impostos), vale muito a pena! Por exemplo, comprei minha ida de Milão a Florença com antecedência e paguei 17 euros, na hora pagaria 47 euros!!! Sim , eu olhei na maquininha quanto estaria economizando, hehe.

Você acha chato ficar “engessando” a viagem com horários marcados? Repense sua estratégia de viagem. Vale muito a pena já deixar estipulado quais dias vai fazer os percursos maiores e comprar uma passagem com antecedência, partindo de manhazinha, para aproveitar bem o dia.

Lógico que cada um gosta de uma coisa, mas é muito desperdício. Preferiria deixar o dinheiro economizado para comer num restaurante melhor, comprar uma coisinha na Sephora, kkk.


DICA 3: CHIP DE CELULAR COM INTERNET.

Dessa vez, resolvemos comprar um chip de celular com internet para usar em nossa viagem, pois da outra viagem que fiz fez muita falta. E foi a melhor coisa que fiz, pode apostar! Compramos na Tim, na estação de trem (provavelmente todas as estações grandes tem loja da Tim). É só pedir um “SIM card for tourist” – a moça fala inglês). Ela te dá a opção de ter só internet ou internet e 100 minutos de ligação, inclusive para o Brasil. Só internet custa 30 euros e o outro 35 euros. Pegamos o plano de internet e ligações. Deu super certo usar, foi habilitado na hora, a internet pegou muito bem em todas as cidades que fui.

Não é uma coisa baratíssima, mas é uma mão na roda. Eu pesquisei os restaurantes que via na rua no Tripadvisor, atrações turísticas e horários dos trens. Dava até para ver uns vídeos para passar o tempo no trem e colocar as fotos em tempo real no Instagram (um pouco de ostentação não faz mal a ninguém, kkk). Foi um ótimo investimento.

Ah, em todos os trens, até regionais, tem tomada para recarregar celular, leve seu carregador!
 

DICA 4: CHEGUE CEDO!

Você é daqueles que viaja para descansar, acorda tarde e vê o que vai fazer no dia? Bom, cada um com seu estilo, mas se quiser ver alguma atração, só vai dar se comprar ingresso com hora marcada. Não comprei nenhum ingresso antecipado dessa vez, e deu super certo para visitar os locais em que fui cedinho. Já uma atração que fomos de tarde, meus Deus, peguei duas horas e meia de fila com sol na cabeça, foi tortura!

Eu já prefiro chegar cedo mesmo nas cidades, estão quase vazias e depois de um tempo começa a chegar a renca das excursões. Até no Coliseu peguei pouca fila por chegar cedo, foi tudo numa boa.

Geralmente pego os trens para outras cidades entre 6 e 7 da manhã, acho que é o ideal. Saio cedo do hotel, tomo um café na estação, como um brioche crema, e trilho!
 

DICA 5: BATE-E-VOLTA.

Acho que todo mundo concorda que é um saco ficar fazendo mala, certo? Então, eu também. Até 3 horas de deslocamento (se estou com muita vontade de ver um lugar), faço bate e volta.

Fica um pouco cansativo nos dias que a viagem é mais longa, mas é menos do que arrumar mala, fazer check out, levar até a estação, pegar o trem, andar com mala até o novo hotel, fazer check in... Se você tem muito tempo na viagem, beleza, pois nisso já se perdeu quase o dia inteiro. Mas se a viagem é mais curta, como as minhas, tempo é precioso.

Da primeira vez fiquei perto de Veneza e fiz 3 viagens mais longas, a Florença, a Milão e a Trieste. Nos outros dias, fui a cidades pais próximas para balancear. Dessa vez, fiz só trechos menores, o mais longo foi Florença-Roma, cerca de 1h e 50 min, no trem que eu peguei.

Acho melhor ficar em cidades estratégicas e ir visitando os arredores, sempre tendo em mente que ficar em cidades grandes é muito prático, mas a estupidez das pessoas aumenta muito. Fiquei em Florença, foi ótimo para me deslocar, mas não gostei do atendimento por lá. Fora o hotel, que tinha funcionários bem simpáticos, o povo era bem estressadinho com turistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário